ARTE & COMPANHIA - Formação e Espetáculos

EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE

EDUCAR ATRAVÉS DA ARTE


 


Contar Histórias é uma das Artes mais antigas da Humanidade. Todas as Histórias são Fonte de experiências e de lições maravilhosas que retratam a História da Humanidade.
Através da análise das histórias conseguimos filtrar a Cultura de um Povo e a sua relação com o Mundo.
Na Leitura e no escutar de Histórias amplia-se o grau de conhecimento de qualquer Ser Humano.
Esse Todo de Prazer, emoção e Partilha criado pela presença de um ouvinte, de Histórias, palavras, sons e imagens, completam um quadro de acção que vai proporcionar através do simbolismo, implícito nas tramas e personagens uma acção no inconsciente.
O significado simbólico dos Contos está ligado aos eternos dilemas que o Homem tem enfrentado ao longo da sua Caminhada de amadurecimento Emocional, que leva ao Conhecimento do Eu num Mundo onde outros Eu’s estão também em constante Evolução.


Nos Contos tradicionais, na literatura Infantil as diferenças das personagens entre os Bons e os Mãos, o Bonito e o Feio e outros mais exemplos encontramos grandes Lições que facilitam à Criança e adulto a compreensão de valores básicos da conduta Humana. Com eles ela vai aprendendo a reconhecer-se no Mundo que também lhe pertence por direito. Confrontada com todas essas situações é levado a se identificar com a semente da Bondade e da Beleza onde a principal personagem passa a ser Ele. Por isso Creio que o Mundo de Contar Histórias é cada vez mais importante cada dia que passa, para o filtrar e consertar de desvios da Verdadeira Identidade do Homem do Amanhã.
A Cura da Sociedade começa primeiro dentro de casa desde tenra idade. Os Homens do amanhã são as Crianças do Hoje. Muitos Jovens não têm objectivos de Vida pela falta de valores passados e interiorizados.
As Histórias são a Ponte entre o Passado e o Futuro. Mas para que isso aconteça é necessário entrar em ação. E o tempo certo dessa ponte é o momento do presente. O "Agora" nada mais é que a ferramenta certa para o verdadeiro Educar.
ILDA OLIVEIRA


 

Rating: 3.5/5 (632 votos)

ONLINE
1