ARTE & COMPANHIA - Formação e Espetáculos

Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis

O CONTADOR DE HISTÓRIAS...

O CONTADOR DE HISTÓRIAS...




O Contador de histórias cria imagens no ar materializando o verbo e transformando-se ele próprio nesta matéria fluida que é a palavra.


O Contador de histórias empresta seu corpo, a sua voz e seus afectos ao texto que narra, e o texto ganha significado.


O Contador de histórias faz-nos sonhar porque ele consegue parar o tempo, apre-sentando-nos outro tempo. Como mágico, faz aparecer o inexistente, convencendo-nos que existe tudo…


O Contador actua muito próximo da essência, e a essência é tudo aquilo que não se aprende, aquilo que é por si só. Contar Histórias é uma arte rara, porque sua matéria – prima é imaterial, o conta-dor é um artista que tece os fios invisíveis desta teia que é o contar.


A arte de contar traz o retorno, a forma. Reactualiza a memória, ligando-nos a algo que perdeu-se nas brumas do tempo. Contar histórias é uma arte porque traz significados ao propor um diálogo entre diferentes dimensões do ser. Expressando e corporificando o simbólico, tornando-se mais pura a expressão do Ser…


"Contar & Encantar" Editora Vozes  - Cleo Busato


 


* Contar histórias para formar leitores, para fazer da diversidade cultural um fato; valorizar as etnias, manter a História viva; para sentir-se vivo; para encantar e sensibilizar o ouvinte; para estimular o imaginário; articular o sensível; tocar o coração; alimentar o espírito; resgatar significados para a nossa existência e reactivar o Sagrado. Ao narrar com o coração, doamos o nosso afecto, a nossa experiência da Vida. Para isso é muito importante a identificação entre o narrador e o conto narrado.


Quando o contador, a história e o auditório forem um só… Então sim o momento mágico aconteceu, e assim sendo o Conto ficará escrito na Eternidade dentro dos corações dos Homens… *Por isso e por muito mais é importante o recuperar desta Arte Milenar... 


Ilda Oliveira

Rating: 3.5/5 (632 votos)

ONLINE
1